O julgamento sobre o torak e o iftarash na oração islâmica
A oração (salat) é um dos pilares fundamentais do Islã, sendo uma prática de adoração que estabelece uma conexão direta entre o muçulmano e Allah. Dentro da oração, há uma série de posturas e comportamentos que devem ser seguidos de acordo com os ensinamentos da Sunnah (tradição do Profeta Muhammad). Entre essas posturas, duas em particular têm gerado discussões entre estudiosos e praticantes da fé: o torak (تورك) e o iftarash (افتراش). Estas posturas dizem respeito à forma como o corpo é posicionado durante a oração, mais especificamente, durante o sujud (prostração).
Este artigo tem como objetivo abordar as diferenças entre o torak e o iftarash, o julgamento sobre ambas as posturas, suas origens nas fontes islâmicas e a prática recomendada.
Definição de Iftarash e Torak
Antes de adentrarmos na análise das posturas e sua permissibilidade, é importante entender claramente o que significa cada termo:
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Iftarash (افتراش): É a postura em que o muçulmano se senta sobre a perna esquerda durante a oração. Essa postura é adotada quando a pessoa se senta no momento do tahiyyat (testificação) ou ao se recompor entre os rak’ahs (ciclos) da oração. Nessa postura, a coxa esquerda repousa no chão, enquanto a perna direita é dobrada e fica ereta, com o pé da perna direita voltado para cima.
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Torak (تورك): Esta postura ocorre quando a pessoa se senta com a perna esquerda esticada para o lado e a perna direita dobrada sob o corpo, de forma que o pé da perna direita fica voltado para baixo. Essa postura é vista como uma forma de relaxamento do corpo e é considerada mais humilde, dada a posição em que o corpo se encontra durante o ato de adoração.
Origem e Fundamentação Nas Fontes Islâmicas
A prática de adotar uma dessas posturas durante a oração é baseada nas tradições (hadiths) do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que descrevem suas posturas durante as orações. A presença de hadiths relacionados a essas posturas mostra como a Sunnah orienta o comportamento físico do muçulmano durante a oração.
Iftarash na oração
A postura do iftarash é geralmente adotada durante o tahiyyat (a saudação final da oração), quando o muçulmano se senta para recitar as palavras de testemunho. Esta postura é uma das mais comuns e amplamente praticadas. Há uma grande quantidade de relatos de hadiths em que o Profeta Muhammad se sentou nesta postura durante o tahiyyat, sendo considerada a forma recomendada de se sentar. Um dos relatos que confirmam isso é:
“O Profeta Muhammad se sentou durante o tahiyyat com a perna esquerda esticada e a perna direita ereta, de forma que o pé da perna direita estava voltado para cima” (Sahih al-Bukhari, 735).
Esse hadith é frequentemente citado como base para a prática do iftarash.
Torak na oração
A postura do torak é geralmente adotada no último tahiyyat da oração, particularmente na oração de duas unidades (rak’ahs) ou quando há necessidade de um gesto de humildade mais intenso. Em alguns casos, o Profeta Muhammad também foi narrado como tendo adotado o torak, especialmente em orações mais longas, como a oração do Tarawih. A postura do torak parece ser associada a uma maior humildade, pois o corpo se encontra mais contraído e em uma posição mais baixa.
Um hadith relevante sobre o torak diz:
“Quando o Profeta Muhammad se sentou na oração com uma postura relaxada, ele se sentava em torak, com a perna esquerda esticada e a perna direita dobrada” (Sahih Muslim, 570).
Esse hadith reforça a prática de adotar o torak em certas orações, embora a postura do iftarash também tenha sido mencionada em outros momentos.
Análise das Posturas no Contexto da Oração
Tanto o iftarash quanto o torak têm bases sólidas na tradição islâmica e são considerados práticas permitidas na oração. A escolha entre uma ou outra depende de fatores como o tipo de oração, o número de unidades de oração e o conforto do praticante. Abaixo, vamos discutir as circunstâncias em que cada postura é adotada e o julgamento religioso sobre cada uma delas.
O Iftarash
A postura do iftarash é amplamente aceita e é a mais praticada durante o tahiyyat em orações de duas ou mais unidades. Ela é vista como uma postura que permite ao praticante manter uma posição confortável e digna durante o momento de testificação, que é um ato de adoração significativo. Essa postura, de acordo com a maioria dos estudiosos, é recomendada, especialmente em orações curtas, e é considerada uma expressão de modéstia e reverência.
O Torak
A postura do torak é indicada em algumas orações, particularmente em orações mais longas ou quando se busca uma maior demonstração de humildade. Embora seja menos comum que o iftarash, o torak também é uma prática permitida. Alguns estudiosos sugerem que o torak é mais apropriado em orações como o Tarawih, onde a duração das unidades de oração torna necessário um ajuste na postura para evitar desconforto. Além disso, como o torak coloca o corpo em uma posição mais contraída, ele simboliza uma maior humildade, algo que é altamente valorizado no contexto da adoração islâmica.
O Julgamento sobre o Torak e o Iftarash
O julgamento sobre o torak e o iftarash é um assunto debatido entre os estudiosos islâmicos, mas a maioria deles considera ambas as posturas como permitidas e válidas para a oração. No entanto, alguns pontos devem ser observados:
- Iftarash é a postura que o Profeta Muhammad usou com maior frequência, sendo a mais recomendada e tradicional para a maioria dos muçulmanos.
- Torak, embora também praticado pelo Profeta, é mais comum em orações mais longas ou como uma demonstração de maior humildade e respeito. Não há consenso unânime sobre sua obrigatoriedade, mas é amplamente aceito em muitos círculos de estudiosos.
Os estudiosos da escola Hanafi tendem a preferir o iftarash, enquanto algumas escolas Shafi’i e Maliki aceitam ambas as posturas dependendo do contexto. A escola Hanbali também considera o iftarash como a prática principal, mas reconhece que o torak pode ser adotado em situações específicas.
Conclusão
Tanto o iftarash quanto o torak são posturas permitidas e válidas dentro do contexto da oração islâmica. Cada uma dessas posturas tem raízes nas práticas do Profeta Muhammad, com o iftarash sendo mais amplamente praticado e recomendado em orações curtas. O torak, por sua vez, é uma postura que pode ser adotada para promover maior humildade e conforto em orações mais longas ou quando o praticante deseja se expressar com uma postura mais humilde.
Ambas as posturas têm seu lugar na prática religiosa islâmica e são aceitas dentro dos diferentes contextos da oração. O importante é que o muçulmano, independentemente da postura adotada, mantenha sua reverência e humildade diante de Allah, que são as qualidades mais apreciadas durante a oração.